fbpx

Treinamento de vendas: conheça os benefícios

Você já passou pela experiência de ser atendido por um vendedor que não teve treinamento de vendas?

E por isso não soube explicar ao certo quais os benefícios e vantagens do produto ou serviço, e perdeu a venda? Relaxa, que isso pode ser facilmente evitado.

Pois, não adianta vender só o produto ou serviço em si se o seu time de vendas não foi bem preparado ou passou pelo processo de treinamento de vendas adequado para prestar suporte ao cliente.

Continue lendo, pois através deste conteúdo você verá a importância de manter uma equipe de vendas bem estruturada e sempre buscar o desenvolvimento do prospector que irá gerar lucros para o seu negócio.

Benefícios de um treinamento de vendas

Quando sua equipe de vendas possui habilidades, técnicas, motivação e conhecimento sobre o que está oferecendo ao cliente, o contato com ele será bem mais eficiente, eficaz e gerará melhores resultados.

treinamento de vendas

Veja os benefícios dos treinamentos de vendas:

1. O conhecimento sobre o produto e/ou serviço:

São importantes para sanar todas as dúvidas do seu lead e fazer com que ele se sinta bem recepcionado, satisfeito com o atendimento e não tenha a menor dúvida de que é exatamente isso que ele precisa comprar.

Além disso, quando você proporciona desenvolver o conhecimento sobre o produto através do treinamento de seus vendedores, eles se sentem mais seguros e confiantes para argumentar com o lead. Isso facilita o fechamento de um maior número de vendas.

2. Manter a equipe motivada e capacitada:

Traz maior empenho e gosto por aquilo que fazem e eles reconhecem a importância do papel que representam dentro da empresa.

Afinal, quem não se sente valorizado ao saber que o seu gestor investe no seu desenvolvimento profissional e mostra que precisa de você para fazer o negócio crescer?

3. O trabalho se torna mais descontraído e une a equipe de vendas: 

O treinamento de vendas integra tanto os novos colaboradores como os antigos, aumentando a interação entre eles, o compartilhamento de experiências e as habilidades e técnicas, o que torna as estratégias de vendas ainda mais ricas e eficientes.

Agora me diga: quem não gosta de trabalhar com pessoas que gostam do que fazem, são proativas e, ainda, não medem esforços para fechar aquela venda que está ali quase no papo? E mais ainda, ter aquelas pessoas que ajudam os outros vendedores com dicas e alguns macetes para vender?

Cada um se vira como pode, e depois de passar por um processo de treinamento bem feito, o leque de possibilidades fica ainda maior. Isso tudo contribui – e muito – para uma relação saudável entre os colaboradores e no cara a cara com o cliente.

4. Quanto mais capacitação houver através de treinamento de vendas, melhores argumentos e estratégias o seu prospector irá utilizar com o lead:

É aquela historia: quanto mais recursos, mais meios e melhores chances para encantar o cliente e atingir os objetivos de vendas. Por isso é tão importante conhecer bem o produto ou serviço, apresentar os benefícios e vantagens, conquistar e persuadir para a ação de compra.

5. Melhora a capacidade de negociação da equipe de vendas:

Quando o gestor se preocupa em aprimorar as habilidades, estratégias e técnicas com o treinamento de vendas, ele consegue desenvolver funcionários que estão aptos a lidar com qualquer tipo de situação de venda.

Sabemos que nem sempre esses contatos diretos com os clientes são fáceis e satisfatórios e podem até mesmo ocorrer atritos ou mal entendidos que saem do contexto de venda. Mas, para que isso não ocorra, a maneira como o prospector consegue conduzir uma negociação é um fator decisivo durante o fechamento de vendas.

Isso é o que chamamos de “jogo de cintura”, e todo vendedor que queira atingir um objetivo ou meta deve dominá-lo bem.

Contratação de vendedores e documentação de processo

A contratação de vendedores varia de acordo com o perfil de negócio e venda que a empresa possui e quais características ela procura nessa pessoa que irá se adequar às políticas internas da organização.

Geralmente, quando há o processo de recrutamento de vendedores, as formas de avaliação podem variar de empresa para empresa. O RH ou até o próprio gestor podem traçar o perfil mais adequado às necessidades do setor e contratar a partir das características e competências já pré-definidas para a vaga.

treinamento de vendas

Lembre-se de que, mesmo após a contratação, isso não quer dizer que seu funcionário esteja completamente pronto para vender. Isso requer uma preparação prévia, ou seja, um treinamento de vendas que irá desenvolver o potencial desse vendedor e adaptá-lo ao produto ou serviço.

Como diz o ditado popular: “Ninguém nasce perfeito!”. Nem mesmo os melhores vendedores.

Carlos Cruz, do IBVendas, a respeito de “Como Contratar um Bom Vendedor?” ao falar para a Exame.com, em “Dicas para Empreendedorismo”, diz que:

Os bons vendedores são raros no mercado. Mas os empreendedores podem buscar profissionais na concorrência ou formar seus melhores vendedores internamente, com treinamentos e remuneração.”

Ele explica, ainda, que:

  • Os bons vendedores estão ganhando dinheiro;
  • São bem remunerados em alguma organização; ou
  • Tocam seu próprio negócio.

Carlos continua dizendo, ainda, que, se o seu negócio demanda conhecimento técnico, você pode pegar alguém de alguma área técnica e prepará-lo nos quesitos:

  1. Comercial;
  2. Foco em resultados;
  3. Estratégias de vendas;
  4. Técnicas de negociação;
  5. Preparação para estratégias de plano de ação para atender um território, uma carteira ou a consecução de um melhor resultado.

Uma dica que vale ouro é documentar todo o processo de contração do vendedor junto ao gestor.

Dessa forma, você consegue identificar qual o perfil ideal e qual o perfil que, definitivamente, já lhe custou muita dor de cabeça e deseja passar longe!

Outra vantagem seria a empresa conseguir montar um plano de carreira para os seus funcionários. Através dos registros feitos desde o momento da sua seleção até à sua evolução dentro da empresa, é possível traçar um planejamento de carreira, avaliar o desenvolvimento e trazer este profissional para outras oportunidades internas.

Não se esqueça: Assim como existem clientes em potencial, existem, também, os profissionais que devem ser valorizados, respeitados e reconhecidos pelos seus resultados. Empatia sempre!

Coaching com vendedores

Certo! Até agora você aprendeu os principais benefícios de fazer o treinamento de vendas e o quanto isso melhora as condições de trabalho.

coaching

Mas, e o Coaching? Onde ele entra e como pode ajudar nessa história toda?

Já sabemos que o treinamento de vendas é bom, mas realizar diretamente com um profissional Coaching é melhor ainda!

Digo isso, pois é justamente esse profissional que irá trabalhar o que já existe de bom no vendedor e potencializar suas competências, os pontos fortes e minimizar suas fraquezas para eliminar suas limitações.

Quando o treinamento é conduzido pelo Coaching, acontece o seguinte:

O vendedor aprende a conectar-se com o cliente, a ouvi-lo, a prestar atenção na forma como ele fala e do que ele precisa e quais características esse lead possui que podem se encaixar com determinadas estratégias de vendas para convencê-lo a entregar aquilo que ele deseja. Por outras palavras, melhora a capacidade de observar a forma de comunicação do cliente, entender suas necessidades e entregar a solução;

Serve para tornar o vendedor automotivado: Ao trabalhar os seus pontos fracos e eliminar suas limitações pessoais, essa pessoa se empenha melhor no trabalho e foca em atingir suas metas e até superá-las para gerar melhores resultados para ela e para empresa;

A capacidade de lidar com diferentes situações com inúmeros perfis de clientes chama-se inteligência emocional. Quando o vendedor aprende isso, ele desenvolve com maestria o trabalho sob pressão e não se deixa levar pelo estresse do dia-a-dia. Isso acontece não somente no âmbito profissional, mas também em sua vida pessoal.

Conclusão

Ótimo! Conteúdo finalizado. Consegui passar para vocês a importância de um treinamento de vendas, quais são os benefícios, como funciona a contratação, por que se deve documentar todo o processo e desenvolver esse profissional. Como se sabe, não é justo contratar e depois deixar o cara na geladeira, não é mesmo?

Aqui tratei a respeito do Coaching, de como o treinamento de vendas conduzido por ele contribui para melhoria dos resultados da organização e da vida pessoal do funcionário.

Sendo assim, deixo, na mão dos vendedores ou gestores que lerem esse artigo e absorverem as ideias centrais, um panorama geral de como funciona esse tipo de treinamento.

A partir daqui, vocês podem ter uma noção de como trabalhar melhor a equipe, focar no potencial dessas pessoas e entender que está cada vez mais difícil encontrar bons vendedores no mercado de trabalho.

Deve-se, ainda, extrair sempre o melhor de cada colaborador para que ele se sinta valorizado, respeitado. Além disso, deve-se fidelizá-lo para mantê-lo na empresa durante um bom tempo e não sofrer com a rotatividade. O bendito entra e sai de funcionário atrapalha muito na reputação da empresa ou marca, nos lucros e até mesmo na hora de criar o perfil ideal de vendedor.

Share
Thiago Rodrigues

Sou empresário no seguimento de tecnologia da informação. Quero contar uma breve história sobre minha carreira. Entrei na faculdade aos 18 anos, andava 120km de ônibus por dia para estudar, no 8º período do curso, perto de me formar, abandonei a aculdade para buscar um emprego como desenvolvedor de software. Após 3 meses no primeiro emprego, fui trabalhar na maior empresa de T.I do meu estado, e com 6 meses, já representava a empresa em SP, trabalhando na Av Paulista, centro financeiro do Brasil, logo após, fui trabalhar no porto digital em Recife e, aos 25 anos sai do emprego em busca de investimento para abrir um negócio. Sabe o que aconteceu? Estou "desempregado" a 6 anos e, muito feliz, pois sou empresário.