fbpx

Inside Sales: 5 dicas para otimizar o tempo e aumentar suas vendas

Inside Sales já é por si só uma excelente alternativa para quem quer vender mais. Entretanto, há uma série de medidas que podem ser tomadas para torná-la ainda mais eficiente e lucrativa. Confira!

Se você ainda não sabe muito bem do que estou falando, sugiro que leia esses dois textos antes de prosseguir esta leitura:

Telemarketing: Ainda vale a pena investir?

Vendas internas: O que é e como fazer da melhor forma possível

Algo muito importante para se levar em consideração é que a rotina interna de uma empresa é muitas vezes estressante e desgastante e não há nada mais prejudicial para a produtividade do que estes dois fatores.

Um vendedor interno precisa gerar oportunidades, vender, pensar em estratégias, personalizar plano de vendas, testar, adaptar, recomeçar. Enfim, é uma série de questões que precisam ser pensadas e estruturadas para que a coisa funcione.

vendedora interna

E tudo isso fica ainda pior quando os resultados não são tão favoráveis. Sendo assim, pensando na qualidade de vida de um vendedor interno, levantamos alguns tópicos que podem ajudá-lo a:

  • Reduzir o estresse no ambiente interno;
  • Otimizar o tempo para vender mais;
  • Estruturar um processo de Inside Sales que seja eficiente.

Confira!

Reduza o estresse no ambiente de trabalho

Antes de pensar em produtividade, que, com as técnicas de Inside Sales, são certeiras, precisamos pensar em uma maneira de reduzir o estresse no ambiente de trabalho. Isso porque uma venda interna depende, diretamente, da capacidade de um vendedor em obter bons resultados.

É claro que esses resultados são obtidos com técnicas e estruturação de um bom processo de vendas, mas não dá para não pensar nas variáveis que afetam o desempenho de um funcionário, não é mesmo?

Sendo assim, para reduzir o estresse e tornar sua estratégia de Inside Sales ainda mais eficiente:

Estruture uma rotina mensal com metas estabelecidas

Não há nada melhor do que definir metas. Isso, além de deixá-lo motivado, ajuda a diminuir o índice de ansiedade que, muitas vezes, é provocado por não saber o que se deve fazer.

ideias de Inside Sales

Para que o Inside Sales funcione de verdade, você precisa, juntamente com seu gestor ou equipe de vendas, definir, dentre outras coisas importantes para o bom aproveitamento do tempo:

  • Quantos Leads serão captados no mês;
  • Qual valor da receita a ser gerado;
  • O índice de conversão que se espera para aquele mês;

Esteja em um ambiente organizado

Independentemente de se você é uma pessoa naturalmente organizada ou não, um ambiente caótico é peça fundamental para o aumento do estresse.

Evite o acúmulo desnecessário de papéis sobre sua mesa, procure manter o ambiente limpo e bem arejado. O nosso cérebro tende a trabalhar melhor quando há harmonia no ambiente.

Ninguém merece trabalhar no meio da bagunça, não é mesmo? Isso gera uma fadiga imensa!

Crie pontos de descanso para os olhos

O ambiente corporativo, com o passar dos meses, torna-se cansativo e exaustivo. Para quebrar um pouco isso, você pode colocar alguma coisa de fácil visualização que ajude a quebrar a seriedade do ambiente, tal como:

  • Uma planta;
  • Uma fotografia;
  • Um objeto de valor sentimental.

Isto criará pequenas sensações de relaxamento no decorrer do seu dia e poderá facilitar sua vida e seu desempenho.

Coma bem

A alimentação saudável é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente. O excesso de gordura ou a falta de horários para fazer as refeições afetam todo o nosso desempenho nas diversas atividades.

Não troque seu almoço ou janta por fast foods. Crie bons hábitos para que seu organismo trabalhe da melhor forma possível.

Portanto, coma coisas saudáveis e não atrase suas refeições por conta do trabalho. Além disso, deixe os assuntos profissionais para outro momento. Falar sobre outras coisas que lhe agradam pode ajudar – e muito – na redução do estresse no dia a dia.

Respeite o seu limite

Para ganhar um pouco mais ou agradar ao chefe, é muito comum que bons funcionários tomem sobre si uma carga de atividades que não lhes compete. Isso aumenta a ansiedade, a frustração, o estresse, o cansaço e desgaste mental.

No final das contas, você não conseguirá cumprir bem suas obrigações e começará a levar serviço para casa. Respire fundo, desacelere e respeite o seu limite.

Se você fizer bem as suas obrigações e se empenhar naquilo que lhe for destinado, além de ser reconhecido, conseguirá ter uma saúde mental bem mais favorável.

Aprenda a dizer não e dê o seu melhor dentro daquilo que lhe cabe.

Bom, agora que a gente já deixou o assunto mais zen, vamos para o tópico central desse texto: otimização do tempo para melhorar as vendas.

Vamos lá?

5 dicas para otimizar o tempo e aumentar as suas vendas em Inside Sales

Como você já sabe, a demanda de atividades numa rotina de Inside Sales é um tanto oscilante. Há dias em que as coisas não se desenrolam muito, entretanto, em alguns momentos, o dia parece não ser suficiente para fazer tudo o que planejamos.

Além disso, algumas coisas podem afetar, diretamente, o desempenho de um vendedor interno e, se estamos de acordo, o estresse é um grande agravante.

Mas não dá para se limitar a isso. Sua empresa precisa de resultados e há boas práticas que podem favorecer, e muito, a otimização do tempo e o consequente aumento das vendas.

otimizando o tempo

1. Defina metas e as cumpra com antecedência.

Tudo se volta para o bom planejamento, mas, para que você consiga se planejar, é preciso também alinhar bem suas metas e cumpri-las.

Suas metas é o indicativo principal que norteará seus resultados. Se elas forem mal estabelecidas, a sua produtividade também cairá.

Para definir uma meta, você precisa combinar prazo e objetivo. Por exemplo:

Mês de outubro: gerar uma lista com X Leads e gerar Y oportunidades de venda.

Você sabe que terá o mês de outubro para cumprir esta meta, portanto:

  • Quanto tempo você demora para gerar uma boa lista de Leads?
  • Quanto tempo você demora para contatar estes Leads?
  • Qual a possibilidade de que isto dê errado?

Veja! Você precisa trabalhar com margem de erro tanto no que diz respeito aos números, quanto no que diz respeito ao prazo.

O ideal é que você não deixe pra cumprir suas metas quando o prazo estiver esgotando. Além de desperdiçar o seu tempo, você deve levar em consideração que precisará de um “algo a mais” para cumpri-la.

Se você trabalhar desta forma, é muito provável que reduzirá o desperdício de tempo, conseguirá alcançar as metas estipuladas – e, quem sabe, até ultrapassá-las -, além de obter bons resultados em vendas.

Baixe este E-book e aprenda a definir metas de vendas.

2. Tenha boas estratégias de venda

Se há uma coisa que prejudica muito o seu tempo é a falta de estratégia. Falo isso porque é muito comum que você gaste um tempo enorme na prospecção, avaliação, primeiro contato, demonstração, proposta e, na hora de chutar para o gol, por uma falha técnica, você perde tudo.

É claro que ninguém está livre disso. Mas isso, além de ser frustrante, gera um gasto, tanto econômico quanto em relação ao tempo.

Cada uma dessas etapas exige uma postura diferente e você precisa investir no material certo, na pergunta certa, na estratégia exata, tanto para compreender a etapa em que seu Lead se encontra, quanto para passá-lo para uma próxima etapa.

O ideal é que você saiba:

O ideal é que você não perca tempo por causa de um processo mal estruturado ou pela falta de estratégia para converter um Lead em cliente.

3. Mensure seus resultados

Como saber se o que você está fazendo está trazendo bons resultados para a empresa? Medindo resultados, claro!

Isto é indispensável para toda e qualquer empresa.

Cada etapa funciona de uma maneira diferente. Não se espante se 70% dos contatos de sua lista de prospecção não aceitarem passar para a próxima etapa e ignorarem seus e-mails e toda e qualquer tentativa de contato.

Isso é normal! Mas você precisa, constantemente, analisar estes dados, até porque, no final do seu funil de vendas, algum retorno precisa acontecer, não é mesmo?

Para auxiliá-lo, além das ferramentas de prospecção que já lhe apresentamos, você pode utilizar o PipeDrive, um CRM de vendas muito útil para que você consiga analisar melhor cada processo das suas vendas.

Visto que a gama de informações é muito grande e nem sempre um número pequeno significa algo ruim, contar com o auxílio desta plataforma poderá ajudar – e muito – a otimizar o seu tempo.

4. Colete as informações corretas

Um erro fatal é trabalhar com as informações erradas. Isso, além de prejudicar seu processo de vendas, faz com que você perca tempo analisando coisas totalmente desnecessárias para suas vendas.

Para que isso não aconteça:

  • faça um planejamento prévio;
  • analise seu negócio;
  • sua persona;
  • o perfil do seu cliente ideal;
  • certifique-se de ter registrado as informações indispensáveis para uma venda;
  • colete somente o necessário.

Este critério depende muito da sua realidade empresarial e do perfil dos seus clientes, mas algo decisivo está no horário de contato com seu Lead.

Ligar em momentos inoportunos destrói, completamente, seu processo de vendas. Portanto, insira em seus formulários de prospecção questões como melhores horários para contato. Isso pode ser muito útil para você.

Esta informação será muito importante para que você organize seu dia, afinal, há Leads em que o contato precisará ser feito no final do expediente, alguns no meio e outros no final. Diminua, também, a taxa de rejeição de suas ligações, até porque nem todo mundo gosta de tratar de negócios na hora do almoço, não é mesmo?

5. Não deixe de cumprir suas metas diárias

E, por último, mas não menos importante, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Isso é regra para a vida.

Amanhã, o cansaço será maior, muitos imprevistos podem acontecer e não há nada mais prejudicial para a otimização do tempo e sucesso das vendas do que tarefas acumuladas, não é mesmo? Aliás, amanhã é tarde demais para gerar oportunidades. Gere hoje!!

alvo

Viu só? Aproveitar bem o dia a dia no expediente não é tão difícil, não é mesmo? Exige disciplina e o conhecimento de boas técnicas. E, só pra constar, todas estão bem esclarecidas aqui no site.

Agora que você sabe como otimizar seu tempo e aproveitar bem as oportunidades em Inside Sales, descubra as 3 maneiras para aplicar técnicas de SEO em seu site. Um bom site também é decisivo para gerar novas oportunidades.

Rafaela Maria

Estudante de psicologia na UFMT, adora ler e escrever, acredita que sempre dá para ajudar alguém, ou por uma boa conversa, ou por um texto bem escrito, e modéstia parte, prefiro a segunda opção. Sonha em ser mãe e eternizar a vida através das palavras